Como a escolha da manutenção adequada pode impactar seu negócio



Gestores de frota sabem da importância da prática da manutenção de sua frota com o intuito de conservação dos veículos em bom estado, segurança e prevenção de acidentes.

Como já compartilhado aqui, a falta da realização da manutenção preventiva é uma causa comum de acidentes rodoviários. Realizar as manutenções de forma programada e periódica é uma forma eficaz na manutenção dos veículos trazendo, assim, benefícios para o uso no dia a dia. Além disso, a prática da manutenção pode contribuir para redução de custos e aumento de produtividade de toda a frota. Afinal, o tempo do veículo em uma manutenção corretiva, é um tempo em que este poderia estar atuando em prol da empresa. E, se no momento da manutenção é identificada, por exemplo, a falta de uma peça que não está disponível a pronta entrega, aumenta-se ainda mais a ociosidade.

Tipos de Manutenção

Três tipo de manutenção: Corretiva, Preventiva e Preditiva
  • Manutenção Corretiva

É aquela que visa a identificação e resolução de um problema quando há alguma falha do veículo. É, portanto, uma prática não decorrente de um planejamento prévio e, sim, de um problema que precisa ser “corrigido”. 

  • Manutenção Preventiva

Com o objetivo de corrigir erros e falhas antes destas ocorrerem, este tipo de manutenção é realizado de forma programada e pode vir a corrigir pequenas falhas que teriam progredido para problemas piores caso não diagnosticadas cedo.

Um dos benefícios de ser programada com antecedência é a possibilidade de um planejamento de compra de peças ser realizado com antecedência, contribuindo para uma redução de custos na compra e não deixando o veículo ocioso na espera por elas.

  • Manutenção Preditiva

É baseada em dados estatísticos ou parâmetros estabelecidos pelo próprio fabricante e na inspeção sistemática e na observância quanto à modificação dos parâmetros ou condições de desempenho. Ela leva em consideração as condições reais quanto ao funcionamento de máquinas e equipamentos tendo como objetivo evitar qualquer defeito nas peças antes mesmo de elas apresentarem problemas.

Ou seja, enquanto a manutenção preventiva leva em conta cronogramas e prazos pré-estabelecidos, a preditiva leva também em conta o estado dos equipamentos e, ao perceber algo fora da normalidade, ainda que os veículos estejam dentro do prazo da revisão, ações podem ser tomadas para evitar que problemas se agravem.

Vantagens da Manutenção Preventiva e Preditiva

  • Diminuição dos riscos de acidente;
  • Prolongamento da vida útil dos veículos;
  • Obtenção do máximo desempenho de máquinas e equipamentos;
  • Aumento de produtividade;
  • Maior confiabilidade, evitando interrupções decorrentes de problemas técnicos;
  • Adequação dos custos de manutenção devido ao planejamento antecipado.

Solução DDMX para Manutenção Preventiva

Pensando nisso, o serviço de Manutenção Preventiva foi desenvolvido na Plataforma Fleet Monitor da DDMX possibilitando que o controle de manutenção de veículos seja realizado de uma forma simples, inteligente e eficiente para os gestores de frota.

Após a manutenção ter sido realizada, por exemplo, o gestor poderá utilizar a ferramenta para realizar o controle de tudo que foi realizado no veículo na manutenção. Poderá, ainda, vinculá-la a informações como centro de custos, responsável, número da ordem de serviço, custo, oficina, descrição do serviço realizado e, ainda, anexar documentos vinculados a ela, tais como fotos ou documentos com informações pertinentes.

Conheça mais da Plataforma Fleet Monitor e do serviço de Manutenção Preventiva da DDMX e otimize sua gestão de frota com o que há de mais recente em tecnologia no mercado.

Compartilhe: