Como a tecnologia pode ser aliada das empresas na redução do consumo de combustível de suas frotas



Um dos esforços das empresas hoje quanto a redução de custos de operação inclui a redução de custos com combustível de suas frotas. Com o uso de softwares, o controle de combustível pode hoje ser feito de forma otimizada e mais eficiente, onde indicadores são criados para facilitar a análise de dados para posterior tomada de decisões.

A DDMX desenvolveu um sistema que, com baixo investimento, fornece as informações em tempo real de identificação do operador e/ou equipamento que está realizando o abastecimento, a quantidade de litros e o veículo.

Aliado a isso, foi realizado um estudo quanto ao limite da capacidade do tanque de cada veículo, evitando, assim, a possível ocorrência de furtos no processo. Com o sistema, em casos de abastecimento acima da média, mensagens são enviadas imediatamente aos celulares dos gestores.

Além disso, ao se ter os dados da quantidade de litros/mês, qual grupo veículos tem mais consumo, qual tem o menor, qual tem maior deslocamento, qual está ficando por mais tempo parado enquanto ligado, quais operadores gastam mais, entre outros; foi possível, então, criar análises e, consequentemente, ter redução no consumo de combustível de forma geral.

Dashboard da plataforma Controle de Combustível da DDMX

É possível também um mecanismo de controle do combustível onde, além de existir postos físicos, haja caminhões comboio, que funcionam como bombas móveis.

Com esses dados, várias análises e ações são possíveis. Por exemplo, o uso do sistema em apenas 3 meses, já possibilitou em determinada operação quase 15 mil litros de combustível economizados, representando um ganho aproximado de R$ 35.000 graças aos dados a respeito de tempo de veículos ligados e ociosos e as consequentes medidas corretivas.

Os softwares de gestão de frotas, como o oferecido pela DDMX, trazem recursos que permitem o acompanhamento em tempo real de comportamentos que, quando frequentes, aumentam o consumo de combustível. Empresas que fazem uso da tecnologia para capturar indicadores que favoreçam a análise dos dados saem na frente na redução de seus custos e consequentemente ganho de seus mercados.

Compartilhe: