Como criar uma estratégia de gestão de frotas eficiente



A gestão dos veículos utilizados por uma empresa para prestar serviços e efetuar o transporte seja de mercadorias, passageiros ou funcionários é chamada de gestão de frotas.

Para que a gestão seja eficiente, faz-se necessária a elaboração de estratégias claras e precisas, como as que aqui serão detalhadas.

Qual a importância da gestão de frotas?

Com o uso de informações pertinentes à gestão de frotas como o estado dos veículos, gasto de combustível, performance dos motoristas, quais são as rotas percorridas; é possível que a prática de gestão resulte em aumento da eficiência, pois identifica com clareza onde há ineficiência no processo.

A ineficiência pode ser tanto relativa a gastos excessivos com combustível, manutenções e multas, entre outros gastos em demasia quanto, inclusive, com a incidência frequente de acidentes.

Ou seja, ao se ter as informações pertinentes ao processo em mãos, o gestor de frotas pode tomar decisões mais acertadas, resolver problemas mais rapidamente e economizar, pois, a boa gestão possibilita que todo o potencial da frota seja atingido de forma segura e eficaz.

Uma gestão de frotas eficaz evita, por exemplo, que haja paradas desnecessárias no processo por fatores que poderiam ser evitados na manutenção preventiva.  Ao se evitar tais problemas, além da redução de custos na correção destes, os veículos estarão mais tempo à disposição da empresa evitando, assim, atrasos até na entrega dos produtos ao cliente final.

Como criar um processo eficiente de gestão?

Toda boa gestão requer a elaboração de um planejamento detalhado, pois um bom planejamento oferece diretrizes na execução e, posteriormente, no controle das ações, oferecendo, assim, ferramentas de análise ao gestor para a mensuração de resultados.

Os princípios de um bom planejamento são a definição dos objetivos e ações que visam atingir esses objetivos. A implementação se divide em etapas:

Passos para a criação de uma gestão de frota eficiente

1. Diagnóstico da frota

Refere-se à listagem de todos os veículos que compõem a frota e as informações pertinentes a eles:

  • Descrição do estado de cada um deles (estado de conservação, necessidade de reparo);
  • Odômetro, potencial de quilometragem que cada um pode percorrer no mês e comparação com o quanto de fato percorrem;
  • Levantamento do montante médio gasto com combustível no mês;
  • Levantamento do montante médio gasto com manutenção da frota no mês,
  • Salários dos motoristas e de todos envolvidos na utilização da frota;
  • Verificação quanto à direção dos motoristas (se é defensiva ou não).

2. Elaboração de uma política de gestão de frotas

A política refere-se à definição de metas e dos meios e prazos para alcançá-las.

Para tanto, além da descrição detalhada dos serviços prestados por ela, faz-se necessário elaborar regras a serem cumpridas, diretrizes assim como direitos e deveres também pela perspectiva dos clientes.

3. Execução

Depois do estabelecimento das metas, estabelece-se os responsáveis por cada ação e as ferramentas e processos necessários para que tais objetivos sejam alcançados.

Uma das ferramentas é a utilização de rastreamento e telemetria. A DDMX oferece em seu portfólio sistemas de monitoramento e telemetria de ativos e plataformas de auditoria e otimização de frotas fazendo uso de tecnologia de ponta com o que há de mais moderno no mercado.

Com o uso correto e estratégico de rastreamento e telemetria, é possível que sejam traçadas melhores  rotas, obter redução no consumo de combustível e reduzir custos de manutenção corretiva.

Além disso, é possível criar rotinas de treinamentos para os motoristas de forma a evitar acidentes e garantir a segurança e a eficiência da sua frota ao se instruir sobre direção defensiva.

4. Controle

A fase de controle refere-se ao estabelecimento de métodos de acompanhamento da execução a fim de saber se política está sendo respeitada e as metas atingidas.

Por que as empresas precisam de uma gestão de frotas eficiente?

Frente à atual demanda por monitoramento de processos, minimização de custos, melhoria de recursos, nível de satisfação no atendimento do serviço, integração com outros segmentos e com o mercado, agilidade, flexibilidade e precisão das informações; faz-se necessária, cada vez mais, a gestão eficiente de frotas.

Com o monitoramento eficiente de ativos graças a um sistema de rastreamento e telemetria é possível antecipar problemas que resultam em economias significativas não só de recursos financeiros como de tempo. Com coleta de dados em tempo real, a DDMX oferece uma solução completa para a operação de campo com aumento de até 48% em eficiência em gestão e até 30% de ROI (Retorno sobre Investimento). Conheça nossas soluções e otimize sua gestão de frota com o que há de mais recente em tecnologia no mercado.

Compartilhe: