O papel da tecnologia para uma gestão logística estratégica



Em sua última edição, a revista ABM Metalurgia, Materiais & Mineração trouxe como matéria de capa o “upgrade” que tem se visto na automação no setor minerometalúrgico, em nível global.

Segundo a matéria, a digitalização empodera pessoas e otimiza o desempenho de equipamentos. Dentre as inovações voltadas para a transformação digital nesse segmento, destacam-se plataformas de Machine Learning, IoT (Internet of Things), Computação em Nuvem e Big Data.

Segundo estimativas de fornecedores, parte desse “arsenal” já está em funcionamento em várias empresas no mundo, proporcionando ganhos de mais de US$ 30 milhões anuais.

Edição 653 da Revista ABM Metalurgia, Materiais & Mineração

O papel da tecnologia para uma gestão logística estratégica

A tecnologia pode ser uma grande aliada aos gestores que procurem uma gestão logística estratégica ao oferecer mais visibilidade e controle das operações logísticas, possibilitando que procedimentos possam ser realizados com mais eficiência e agilidade além de reduzir custos operacionais.

Conheça as principais tecnologias utilizadas hoje na prática de gestão logística.

Machine Learning

Método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.

Internet das coisas

A Internet of Things — ou “Internet das Coisas”, em português — diz respeito à integração de diversas plataformas e gadgets, de modo que todos sejam conectados a uma rede e ligados à internet.

Para a logística, essa tendência possibilita a conectividade entre sensores, rastreadores e coletores de dados a fim de prover a participação de todos os envolvidos.

Computação em Nuvem

Acessibilidade às ferramentas com transparência de qualquer lugar e através de interfaces amigáveis ou APIs (Interface de Programação de Aplicativos).

Big Data

Análise inteligente de grandes massas de dados para proporcionar a melhor tomada de decisão no menor tempo possível.

Identificador por radiofrequência

A identificação por radiofrequência (RFID – Radio Frequency Identification) é uma tecnologia que permite que o item seja encontrado em qualquer local, em tempo real, estando ele no estoque ou em movimento e que qualquer tipo de alteração ou manipulação possa ser detectada.

Softwares para gestão de frotas

Como já informado aqui, ao se ter as informações pertinentes de um processo em mãos, gestores podem tomar decisões mais acertadas, resolver problemas mais rapidamente e economizar, pois, a boa gestão possibilita que todo o potencial da frota seja atingido de forma segura e eficaz.

Softwares para o controle e rastreamento de cargas podem simplificar o fluxo de entregas e reduzir possíveis erros de envio e atrasos.

Para a gestão logística, uma das maiores vantagens no uso dessa tecnologia é a segurança e a possibilidade de elevar a qualidade da experiência do cliente graças à possibilidade, por exemplo, de as mercadorias serem rastreadas em tempo real.

BI (Business Intelligence) de Abastecimento dentro da Plataforma Fleet Expert da DDMX

Softwares de gestão logística, como o oferecido pela DDMX, trazem recursos que permitem o acompanhamento em tempo real de comportamentos que, quando frequentes, aumentam o consumo de combustível, por exemplo.

Sistemas de roteirização e criação de mapas inteligentes

Uma das possíveis funcionalidades dos softwares são os sistemas de criação de trajetos e mapas, auxiliando no planejamento e distribuição das entregas, otimizando rotas.

Com essa função, que é chamada de roteirização, é possível otimizar operações e cumprir prazos diminuindo consumo de combustível e reduzindo a distância entre as várias entregas. Além de poder prevenir danos e, assim, reduzir gastos com manutenções.

Benefícios do uso da tecnologia

Redução de custos

O uso correto das tecnologias auxilia a evitar que problemas como desperdício de tempo e de recursos como combustível, gastos com pedágios e com manutenção de veículo, por exemplo, ocorram.

Obtenção de informações estratégicas

Decisões mais assertivas podem ser tomadas a partir de informações coletadas em tempo real, de forma dinâmica e através de relatórios de desempenho.

Integração da cadeia de suprimentos

Com a possível integração dos softwares logísticos com os sistemas e processos já existentes na empresa, é possível ter mais clareza e os envolvidos podem ter acesso aos mesmos dados e análises.

As soluções da DDMX

Empresas que fazem uso da tecnologia para capturar indicadores que favoreçam a análise dos dados saem na frente na redução de seus custos e consequentemente ganho de seus mercados.

Especialista em produtividade em logística, a DDMX traz a indústria 4.0 para seus clientes através da inteligência computacional. Conheça a DDMX e como as inovações tecnológicas compõem suas soluções.

Compartilhe: