Quais as diferenças entre rastreamento e telemetria veicular



Ferramentas de rastreamento e telemetria veicular têm se tornado recursos indispensáveis para gestores que almejam melhores índices de produtividade e garantir a segurança dos veículos e dos seus condutores.

O blog da Unidas trouxe um artigo onde foram elucidadas algumas diferenças entre rastreamento e telemetria veicular tais como suas vantagens:

O que é rastreamento veicular

Rastreamento veicular é o serviço mais básico de acompanhamento de veículos em uma frota. O sistema de rastreamento utiliza a rede de GPS para definir a localização imediata do veículo e a rede de dados celulares para enviar as informações a uma central.

Outra parte do sistema é o software, que permite visualizar as informações de localização do veículo e oferece funções relacionadas ao seu posicionamento geográfico.

O que é monitoramento veicular

O monitoramento veicular une as funções do rastreador com um sistema que permite a configuração de relatórios e alertas de eventos pré-estabelecidos para que o gestor possa identificar a utilização deste veículo e aspectos do comportamento do motorista.

Os sistemas de monitoramento veicular informam a posição, o sentido de deslocamento e a velocidade do veículo no qual o rastreador está instalado. A partir desses dados, o gestor pode determinar gatilhos como tempo em deslocamento, tempo e local de parada, desvios da rota e excessos de velocidade, por exemplo.

O que é telemetria veicular

Telemetria é um processo automatizado de coleta e envio de dados a partir de pontos remotos e/ ou móveis sendo estes transmitidos para uma central, a partir da qual se tem acesso às informações e uma série de controles que podem ser utilizados, inclusive, para interagir remotamente com o dispositivo.

Vários dados a respeito das atividades dos veículos em questão podem ser coletados, como rota utilizada; funcionamento do motor; tempo de duração da viagem; consumo de combustível, entre outros. Essas informações serão úteis no momento de fazer análises, especialmente se comparadas a outras fontes de dados.

Sua estrutura básica é parecida com a dos sistemas de monitoramento e engloba um emissor de dados, uma central receptora e o software, que interpreta as informações.

Rastreamento e monitoramento x telemetria veicular

A função básica dos sistemas de rastreamento e monitoramento veicular é a de localizar veículos. Assim, a sua utilização geralmente está associada à necessidade da proteção e prevenção contra casos de furtos e de roubos, assim como o controle e gestão dos condutores.

Já a telemetria pode ser considerada uma ferramenta de gestão da dirigibilidade do veículo, por utilizar um conjunto mais sofisticado de equipamentos, além de incorporar as funções presentes nos sistemas convencionais de rastreamento.

Isso é possível porque os equipamentos de telemetria são ligados aos diversos sistemas do veículo, possibilitando a coleta dos dados da sua localização e deslocamento, além de informações precisas sobre utilização e o funcionamento do veículo, como a rotação do motor, tempo de frenagem, utilização da embreagem, entre outros.

Vantagens da telemetria e do monitoramento veicular

Como vimos, a telemetria é uma ferramenta de controle completa, que possui as mesmas funções presentes no monitoramento veicular, expandindo o seu potencial com a possibilidade de controle e interação com o veículo.

Telemetria x Monitoramento x Rastreamento. Fonte: https://frotas.unidas.com.br/blog/rastreamento-telemetria-veicular-diferencas/

Gestores encontram uma série de vantagens no uso do rastreamento e da telemetria como:

Aumento de produtividade

É possível que se pré-estabeleça as rotas dos veículos e os pontos de controle, evitando trajetos desnecessários.

O acompanhamento constante do desempenho dos componentes do veículo permite identificar iminentes falhas, possibilitando ações preventivas, consideravelmente mais baratas que as corretivas.

O monitoramento do desempenho e comportamento dos motoristas auxilia na avaliação individual desses colaboradores. Também se pode identificar a necessidade de realizar ações educacionais e treinamentos, através dos seus hábitos e estilo de direção.

Redução de custos e sinistros

O monitoramento dos condutores os leva a manter-se dentro da velocidade permitida na via e não desviando das rotas pré-determinadas e, assim, correndo menos riscos ao longo do seu trajeto.

Isso reduz a sinistralidade e os gastos relacionados a ela, minimiza a ociosidade de motoristas que aguardam a manutenção dos veículos e melhora a eficiência operacional desta frota de maneira geral.

Aumento da segurança

Muitas vezes, sistemas de rastreamento e monitoramento veicular são utilizados como uma atitude preventiva visto que inibem a ação de criminosos e reduzem a incidência de roubos e furtos.

Além do fato de que, no caso de um veículo extraviado, o rastreamento indica precisamente a sua localização, facilitando a sua recuperação.

Mas é na telemetria que se tem a maior proteção contra a criminalidade para frotas corporativas, pois possibilitam não apenas a coleta de dados detalhados sobre o veículo, seu funcionamento e posição geográfica, mas também permite a interação do gestor, que pode travar as portas, interromper o funcionamento do motor e até mesmo se comunicar remotamente com as pessoas no interior do veículo.

As soluções da DDMX

Frente à atual demanda por monitoramento de processos, minimização de custos, melhoria de recursos, nível de satisfação no atendimento do serviço, integração com outros segmentos e com o mercado; faz-se necessária, cada vez mais, a gestão logística estratégica.

Com o monitoramento eficiente de ativos graças a um sistema de rastreamento e telemetria é possível antecipar problemas que resultam em economias significativas não só de recursos financeiros como de tempo, além de contribuir para maior segurança patrimonial. Com coleta de dados em tempo real, a DDMX oferece uma solução completa para a operação de campo com aumento de até 48% em eficiência em gestão e até 30% de ROI (Retorno sobre Investimento). Conheça nossas soluções e otimize sua gestão logística com o que há de mais recente em tecnologia no mercado.

Compartilhe: