Roteirização: o que é e como ela pode ajudar sua empresa?



À medida que o custo com frete no Brasil cresce, faz-se necessária a criação de técnicas e métodos para a otimização da gestão logística das empresas.

Segundo o portal de Tecnologística em matéria de fevereiro desse ano, o custo do frete rodoviário subiu quase o dobro da inflação nos últimos dois anos reacendendo a luz de alerta sobre o tema.

O Índice Nacional da Variação de Custos do Transporte Rodoviário de Cargas Fracionadas (INCTF/NTC) apresentou variação positiva de 9.8% entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018. Nesse mesmo período o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) registrou uma inflação acumulada de 5.74%.

A roteirização é uma ferramenta que pode trazer benefícios para a logística de serviços e de transporte de cargas, otimizando recursos, reduzindo custos e aumentando a eficiência de suas operações.

O que é roteirização?

A roteirização é um processo de otimização logística na definição de itinerários. Para uma boa gestão de operação logística, é necessário planejamento e levantamento de todos os custos e possíveis problemas que os veículos possam encontrar durante o trajeto escolhido.

Fatores precisam ser analisados como, por exemplo, quais rotas permitem a circulação do veículo escolhido para o trajeto (algumas cidades limitam o tráfego de veículos pesados em algumas regiões), janelas operacionais, trânsito, pedágios, restrições de altura do veículo, riscos à segurança, entre outros.

Além disso, do ponto de vista do local onde a carga será entregue, tem sido comum algumas empresas estabelecerem horários de recebimento específicos, fator a ser levado também em consideração na definição do itinerário do veículo.

Uma boa estratégia de roteirização deve, portanto, contribuir prevendo o melhor trajeto possível e antevendo possíveis problemas de forma a apresentar alternativas para a minimização de atrasos.

A necessidade de roteirização é mais evidente quando se trata de empresas que trabalham com carga fracionada visto que a confecção de um roteiro eficiente é ainda mais necessária pois possibilita que as diversas entregas sejam realizadas atendendo às diversas programações e exigências de seus vários destinatários.

Uso da tecnologia como diferencial

A tecnologia tem sido uma aliada nos processos logísticos ao apresentar alternativas e os melhores trajetos possíveis de forma a atender à demanda de entrega de produtos nas condições e prazos corretos ao destino.  

Por isso, transportadoras tem contado cada vez mais com o auxílio de softwares de gestão que contribuem para a redução de custos com estoque e manutenção, otimizam processos de logística de transporte e planejam a roteirização.

Vantagens da roteirização A roteirização contribui com a diminuição dos custos e melhoria na produtividade ao apresentar:

  • Redução das distâncias percorridas;
  • Otimização de tempo;
  • Melhor dimensionamento de carga e uso da frota;
  • Racionalização dos recursos humanos envolvidos em toda a operação;
  • Economia de consumo de combustível e gasto com pedágios;
  • Redução dos gastos com manutenção de veículos.

Com a roteirização, portanto, é possível otimizar operações e cumprir prazos diminuindo consumo de combustível e reduzindo a distância entre as várias entregas. Além de poder prevenir danos e, assim, reduzir gastos com manutenções.

Com a redução de distâncias e, consequentemente, dos tempos das entregas, é possível que jornadas dos condutores sejam reduzidas e suas respectivas horas extras.

Conclusão

A roteirização tem sido uma ferramenta usada tanto por empresas que atuam no transporte de cargas quanto as que tem frota própria e procuram otimizar recursos, reduzir custos e aumentar sua eficiência.  

A roteirização através de softwares é uma maneira inteligente de construção dinâmica das melhores rotas para frotas de forma sistematizada. Os softwares ao integrarem diversas informações ajudam a avaliar diversos fatores para que a melhor decisão seja tomada: os trajetos mais rápidos, com maior eficiência de recursos e com menor custo.

A DDMX é especializada no desenvolvimento de sistemas de monitoramento e telemetria de ativos e plataformas de auditoria e otimização de frotas. Com as soluções DDMX, é possível aumentar o controle e a produtividade das operações de campo da empresa e o monitoramento e gestão dos ativos. Com as plataformas da DDMX, é possível ter aumento de até 48% em eficiência em gestão e até 30% de ROI (Retorno sobre Investimento). Conheça as soluções DDMX e tenha o que há de mais recente em tecnologia no mercado para otimizar a gestão de sua frota.

Compartilhe: